Segunda-feira da Trigésima Semana do Tempo Comum – 27 de outubro de 2025

Evangelho de São Lucas 13,10-17 – A cura da mulher encurvada: Jesus liberta e devolve a dignidade

O Evangelho de hoje nos apresenta uma das mais belas demonstrações da compaixão e da liberdade que Jesus oferece: a cura da mulher encurvada, que sofria há dezoito anos. Enquanto ensinava na sinagoga, Jesus a vê, chama-a e diz: “Mulher, estás livre da tua doença.” Imediatamente ela se endireita e começa a glorificar a Deus.

A cena, porém, desperta a indignação do chefe da sinagoga, que critica Jesus por realizar a cura em dia de sábado. Em resposta, o Mestre o chama de hipócrita e afirma que é justo libertar alguém das correntes do sofrimento, mesmo em dia santo. Afinal, se é permitido cuidar de um animal em necessidade, quanto mais uma filha de Deus que há tanto tempo vivia oprimida.

A mensagem é profunda: nada impede Jesus de fazer o bem. A misericórdia de Deus está acima das regras humanas. Ele não espera ser solicitado — toma a iniciativa de libertar, curar e devolver dignidade àqueles que o sofrimento havia curvado.

A mulher encurvada representa todos nós quando estamos presos a dores, culpas ou fardos que nos impedem de viver plenamente. Jesus nos convida a nos colocar diante Dele, para que também sejamos libertos de tudo aquilo que nos oprime.

✨ “Jesus mostra que a misericórdia está acima das regras formais. O sábado é sinal da aliança, deve ser um tempo de libertação, de vida e não de opressão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais