Foto: Ana Melhado / SES
Hospital Santa Teresa (HST), unidade própria do Governo do Estado é referência em tratamento dermatológico em Santa Catarina e nesta semana está realizando um mutirão de cirurgias de pele, com a expectativa de realizar 100 procedimentos.
A unidade oferece um tratamento completo para doenças dermatológicas, incluindo o câncer de pele. O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico, dermatoscopia manual e videodermatoscopia digital. De janeiro a novembro, a unidade registrou 22.724 consultas em dermatologia e 3.798 cirurgias ambulatoriais. Além disso, entre agosto e novembro, foram realizadas 254 biópsias de pele.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos dermatologistas, enfermeiras estomatologistas (especializadas em feridas), psicólogas, fisioterapeutas e nutricionistas, Assistente Social, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional e Fonoaudióloga. O suporte médico é complementado por clínicos gerais e psiquiatras, quando necessário. O Hospital Santa Teresa ainda dispõe de 108 leitos de enfermaria.
Onde buscar atendimento
É fundamental estar atento às mudanças na pele. Para qualquer alteração, a orientação é buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência. O Hospital Santa Teresa atende pacientes de todo o Estado, mediante regulação e encaminhamento pelo Sisreg. “O paciente é encaminhado pela Unidade Básica de Saúde, após um laudo da Teledermatologia. Após a primeira avaliação no hospital, são agendados retornos para acompanhamento dos casos que necessitem de seguimento”, explica o dermatologista do HST, Gustavo Moreira Amorim.
Fonte Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde






















