Foto: Ricardo Trida / Arquivo / SECOM
O câncer de pele é a neoplasia mais comum no Brasil, representando 33% de todos os diagnósticos da doença no país. Em Santa Catarina, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que sejam registrados mais de 15,5 mil novos casos em 2024, sendo 14.510 de carcinomas não melanoma e 1.040 de melanoma, mais raro e agressivo. Integrando as ações do Governo do Estado neste mês, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) realizará atividades de conscientização para pacientes, profissionais e público externo.
Em Florianópolis, a situação é preocupante: a cidade ocupa o terceiro lugar entre as capitais com maior incidência de câncer de pele não melanoma. Para 2025, estima-se o surgimento de 80 casos de melanoma e 2.460 de não melanoma na capital catarinense.
No Cepon, referência no tratamento oncológico em Santa Catarina, foram atendidos 452 pacientes com câncer de pele de janeiro a novembro de 2024. Esses números reforçam a importância do Dezembro Laranja, com as ações de conscientização.
“A prevenção é a melhor estratégia para evitar o câncer de pele e preservar a saúde da pele a longo prazo. Esta campanha é de suma importância para a saúde pública, especialmente em um país tropical como o Brasil, onde a intensa exposição ao sol afeta tanto trabalhadores rurais, como agricultores, quanto aqueles que realizam atividades de lazer ao ar livre”, explica a gerente Técnica do Cepon, Mary Anne Taves.
Cuidados
A prevenção continua sendo a melhor forma de combater o câncer de pele. O uso diário de protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou superior, chapéus, roupas apropriadas e a busca por sombra durante o horário de maior incidência solar (entre 10h e 16h) são práticas essenciais. Além disso, consultas regulares com um dermatologista ajudam na detecção precoce de sinais de risco. A médica Vanessa Sebastiani alerta para os riscos do bronzeamento artificial, que aumenta em 75% a chance de câncer de pele.
Programação especial
Durante o mês de dezembro, o Cepon promove ações para conscientizar a população. No dia 10, às 10h, no anfiteatro da instituição, a dermatologista Elisangela Boeno ministrará uma palestra aberta ao público sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. Além disso, conteúdos educativos serão compartilhados nas redes sociais da instituição.






















